Do site Comunique-se:
"O Audit Bureau of Circulations anunciou na segunda-feira (28/04) que os números de circulação de 534 jornais diários dos EUA, de segunda a sexta-feira, caíram 3,6% em seis meses, período que terminou de ser contabilizado no dia 31/03, se comparado com o registrado entre setembro de 2006 a março de 2007. Para o escritório que faz auditagem de circulação dos jornais americanos, o resultado pode ser um sinal da migração dos leitores para a internet.
A queda de circulação dos jornais, em seis meses, até 31/03/07 foi de 2,1% e de 2,6%, também no período de um ano, contados até novembro do ano passado.
Os jornais de maior circulação nos Estados Unidos que apresentaram maiores quedas no último ano foram o Los Angeles Times (5,1%), The Arizona Republic (4,7%), Chicago Tribune (4,4%) e New York Times (3,9%). A informação é do Wall Street Journal".
quarta-feira, 30 de abril de 2008
Webjornais ganham (mais) espaço
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Informação, navegação & transação
Esta eu peguei do Blog do GJol, e transcrevo por interessante:
"Um estudo realizado no Penn State's College of Information Sciences and Technology pelo Prof. Jim Jansen colocou essa pergunta, analisou mais de um milhão e meio de buscas feitas na web e concluiu que queremos basicamente três coisas quando pesquisamos na web: informação, navegação ou transação.O professor Jim Jansen, auxiliado por dois estudantes de graduação, Danielle Booth e Amanda Spink, do Queensland University of Technology, usou uma tecnologia que automatizou a coleta e análise dos dados em tempo real, através de uma amostragem de acessos nos principais motores de buscas, com uso do meta-buscador Dogpile .Os resultados indicaram que 80% das buscas são de caráter informacional, ou seja direcionadas para um fato ou tópico específico; os outros 20% distribuem-se, de forma mais ou menos equitativa entre buscas navegacionais (direcionadas para localizar um site específico) e transacionais (direcionadas para a compra de determinado produto ou serviço).O pesquisador acredita que os resultados são importantes para os criadores de mecanismos de buscas e para gestores do comércio online.O estudo, intitulado "Determining the informational, navigational and transactional intent of Web queries", vai ser publicado na edição de maio 2008 da revista Information Processing & Management, mas pode desde já ser acessado online, em PDF.Via redOrbit".
terça-feira, 22 de abril de 2008
Seminário Tendências do Jornalismo Online
Seminário Tendências do Jornalismo Online será no dia 10 de maio O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, através do Núcleo de Webjornalistas, promove no dia 10 de maio o seminário 'Tendências do Jornalismo Online', das 13h30min às 18h30min. No plenarinho da Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre, vão estar nomes como Paulo Gilvane Borges, diretor-geral da Agência Radioweb, Pedro Dias Lopes, editor-chefe da ZeroHora.com, Mary Silva, editora-executiva do portal Ziptop / JornalNHOnline, Telmo Flor, editor-chefe do site do Correio do Povo e chefe de redação da versão impressa, e Sérgio Lagranha, editor-chefe do site e jornal Diário Popular, de Pelotas. Vagas limitadas. O investimento é de R$ 10 para estudantes, R$ 30 para público em geral, e gratuito para estudantes e jornalistas sindicalizados, em dia com as mensalidades. Quem desejar receber certificado após o evento deve solicitar no momento da inscrição. As inscrições devem ser feitas com antecedência, mesmo para quem é isento de taxa. Para salvar a ficha de inscrição, clique aqui com o botão direito do mouse, em seguida 'Salvar destino como', preencher e remeter para a Secretaria do Sindicato. Mais informações com Neusa Nunes, da coordenação do Núcleo Web, pelo 51-3226-0664, à tarde, ou pelo email neusanunes@jornalistasrs.brte.com.br.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
prêmio para os formandos 2007
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) está recebendo as inscrições para a III edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. O objetivo é reconhecer a contribuição de estudos e pesquisadores que fortalecem o jornalismo como campo de conhecimento científico no Brasil. Para a edição 2008, poderão concorrer os trabalhos apresentados/defendidos no ano pleno de 2007 (de 01 de janeiro a 31 de dezembro), desde que não tenham sido publicados integralmente e/ou premiados em outros concursos.O prêmio destina-se a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa credenciados/reconhecidos pelo MEC, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. Sua finalidade é identificar anualmente quais os pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo, de modo a construir/consolidar a identidade desse campo científico.O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo é atribuído em quatro modalidades: A. Iniciação Científica, que premiará a melhor pesquisa em iniciação científica ou monografia de conclusão de curso no campo do jornalismo;B. Mestrado, que premiará a melhor dissertação de mestrado no campo do jornalismo;C. Doutorado, que premiará a melhor tese de doutorado no campo do jornalismo.D. Sênior, que premiará a trajetória acadêmica e a contribuição do pesquisador para o campo do jornalismo.O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, que será entregue durante o 6º Encontro Anual da SBPJor, consiste em “Diploma e placa ao agraciado e a seu orientador nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado”, além do homenageado na categoria Sênior.A avaliação dos trabalhos inscritos será feita com base nos critérios de (1) mérito científico, (2) adequação ao tema ao campo do jornalismo, (3) metodologia, (4) uso correto da bibliografia, (5) originalidade e (6) inovação conceitual/teórica ou experimental/aplicada sobre o jornalismo.
outras informações: http://brciberjornalismo.blogspot.com/
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Dia Nacional dos Jornalistas
Transcrevo a seguir a mensagem repassada pelo coordenador do curso de Jornalismo da Univates, Sandro Kirst, aos alunos, mensagem esta recebida do Sindicato dos Jornalistas do RS.
Nesta segunda-feira, 7 de abril, é comemorado o Dia Nacional dos Jornalistas. Mesmo tendo o diploma questionado desde outubro de 2001, quando uma juíza de São Paulo extinguiu a obrigatoriedade de formação superior para exercer a profissão, os jornalistas brasileiros precisam lembrar de sua função na construção da sociedade e fazer do seu dia, um momento de mobilização em defesa da obrigatoriedade do diploma de curso superior de Jornalismo.
Não podemos negar que sofremos quando vemos 'falsos' jornalistas exercendo nossa função de direito. Cada dia mais, a área de Jornalismo requer profissionalismo, o que só é adquirido com formação especifica, espírito crítico, discernimento, intimidade com o jargão jornalístico e com a linguagem dos meios de comunicação. Esse conhecimento se adquire primeiro na faculdade, depois no dia-a-dia, como em qualquer profissão.
O momento também é de questionamento e reflexão já que no corre-corre das redações e assessorias de Imprensa, muitas vezes, esquecemos por que escolhemos a profissão. Qual foi o motivo? Quais eram os ideais? Essa reflexão é necessária porque nossa função abrange muito mais do que colher as informações e divulgá-las. Ser jornalista é saber que somos responsáveis pela informação que chega diariamente aos lares brasileiros e que, a partir dela, haverá a construção de uma sociedade. Temos que ter em mente que em muitas escolas do País, jornais e revistas são utilizados como material didático e de pesquisa. Neste, pequeno exemplo, podemos verificar a força de nossa profissão e a necessidade da formação superior para exercê-la.
Devemos ter consciência que somos formadores de opinião e para colaborarmos na construção de uma sociedade criteriosa e integra dos seus direitos e deveres, precisamos buscar os fatos sem distorcê-los. Ética também se aprende na faculdade. A grade curricular de cursos superiores de Jornalismo, Direito, Engenharia Civil e Nutrição trazem disciplinas referentes à ética.
Ser jornalista é colaborar na construção da história desse País. Reflita, lute por seu direito ao diploma de Jornalismo e ao direito do leitor, telespectador e radiouvinte a ter acesso à informação de qualidade. Viva de maneira plena a profissão.
* Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Mestrado em Jornalismo na Federal de Santa Catarina
quinta-feira, 3 de abril de 2008
agora, chega de festa e vamos trabalhar. Aproveite enquanto as noites são bem dormidas.
Portanto, estou passando para indicar um texto de Luiz Weis, no Observatório da Imprensa que aborda a questão jornalismo on line e impresso, postado ontem (02/04).
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id={A6D722AE-1DC7-4E35-B26F-CA3C44B87197}&id_blog=3
terça-feira, 1 de abril de 2008
Momentos especiais
