domingo, 31 de agosto de 2008

Como o leitor vira repórter

Uma nova tendência passou a ser observada com a chegada das novas tecnologias ao público em geral. Tornou-se normal, hoje, os leitores mandarem fotos e matérias para os sites da internet antes dos repórteres chegarem ao local.
A inclusão do internauta para enviar matérias, fotos e outros conteúdos para os sites será discutida por Antonio Prada (mediador), diretor de mídia do Terra, e os debatedores Lilá King, representante do iReport - CNN, Marco Chiaretti, diretor de conteúdo digital do Estadão e Limão, e Márcia Menezes, diretora do G1. A importância que os grupos de mídia dão para os leitores, em iniciativas como o vc repórter, e a queda das barreiras para que os internautas produzam notícias serão alguns dos pontos debatidos no 10 de setembro, em São Paulo.
O MediaOn2008 ocorre de 9 a 11 de setembro no Itaú Cultural, na avenida Paulista, número 149, Estação Brigadeiro do Metrô. O evento será transmitido pela Internet, onde também podem ser feitas as inscrições (de 26 a 30 de agosto) no site do MediaOn.
O MediaOn - 2º Seminário Internacional de Jornalismo Online Eleições e Redes Sociais foi desenvolvido a partir da preocupação em criar um fórum para a discussão do jornalismo online.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cresce em 45% investimento publicitário na web

A internet foi o meio de comunicação que, proporcionalmente, mais cresceu em investimento publicitário durante o primeiro semestre de 2008. Segundo estudos do projeto Inter-meios, o percentual de crescimento ficou em 45% no período, equivalendo a um total de R$321 milhões. Com este salto, a internet tornou-se o quinto meio de comunicação que mais recebe investimentos, ficando atrás da televisão, jornais, revistas e rádio, respectivamente.

Relacionando esta notícia ao conteúdo que vimos em sala de aula durante a disciplina, vemos que o crescimento de investimentos na internet podem viabilizar financeiramente muitos de nossos projetos. Além disso, devemos estar mais atentos a anunciantes em potencial e no impacto editorial e visual que esses anúncios podem causar nos sites e blogs.

domingo, 24 de agosto de 2008

A nova identidade do Jornalismo Digital

Lançador do primeiro jornal brasileiro na internet, fundador e diretor do Centro Knight para Jornalismo nas Américas e professor na Universidade do Texas, Rosental Calmon Alves falou no 7º Congresso Brasileiro de Jornais sobre sua especialidade: o jornalismo digital.
Em uma prévia do que abordou no dia 18 de agosto no Congresso, Rosental fala do profundo e necessário processo de mudanças no jornalismo online brasileiro, da abertura de conteúdo e da adaptação das redações e dos repórteres a essa nova era multimídia do jornalismo.
Confira a entrevista publicada no site da Associação Nacional de Jornais e reproduzida pelo Observatório da Imprensa em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=499IMQ005

Jornais digitais bacanas

Bom dia, moçada.

Repico, por relevante, post de Helder Bastos, veiculado no blog Travessias Digitais, de sua lavra, em que, a partir de solicitação do World Editors Forum, "cinco proeminentes designers de jornais para escolherem os cinco ciberjornais mais bem desenhados. O resultado foi este: ELPAÍS.com (Espanha, guardian.co.uk (Reino Unido), globeandmail.com (Canadá), 24sata.hr (Croácia) e Times Online (Reino Unido)". Estes e outros resultados, ainda segundo o textos de Bastos, "estão incluídos num capítulo sobre a 'fusão' impresso-online, tendência-chave examinada no Trends in Newsroom 2008.

Assunto pra lá de relevante, ainda que, via de regra, não costume ocupar os melhores lugares quando o assunto é jornalismo em base digital.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Set Universitário Pucrs 2008

Pessoal, estão abertas as inscrições pro Set Universitário Pucrs 2008 e podemos inscrever o Lambida na categoria de jornalismo - weblog. Para isso, a gente precisa se empenhar um pouquinho e fazer uns posts novos...não precisa ser no ritmo frenético do anopassado, hehe, mas alguns posts novos. O set também aceita inscrições em outras várias categorias..então, se vocês fizeram um trabalho legal em outra disciplina em 2007/2 ou 2008/1, aproveitem...

Ah, para fazer a inscrição preciso que cada um de vocês me envie por e-mail o nome completo e endereço.