quinta-feira, 27 de março de 2008

Google quer ampliar acesso à internet (Wi-Fi)

O Google iniciou nesta segunda-feira, dia 24, um processo de lobby em Washington (EUA) para tentar disponibilizar mais faixas (ou seriam bandas) de ondas para implantar acesso à internet sem fio (Wi-Fi). O Wi-Fi 2.0 estaria baseada numa rede informal, pouco regulamentada, de pouco custo e com capacidade de transmissão de dados a gigabytes por segundo. Imaginem a velocidade desse "trem". A notícia foi veiculada ontem, pelo site da Sulrádio (Atualidades), a partir da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão).
"O novo passo [do Google] foi dado em uma carta à Federal Communications Commission (FCC) uma semana após o leilão da faixa de freqüência de ondas de 700 megahertz. Essas freqüências, que serão abandonadas pelas redes de TV quando elas se converterem dos sinais analógicos aos digitais, em 2009, têm grande alcance e são capazes de penetrar paredes espessas. O leilão é visto como última chance para que novos concorrentes ingressem no mercado de comunicação sem fio." (Reprodução de trecho da notícia da ABERT).
As empresas AT&T e a Verizon Wireless venceram o leilão e devem manter o atual "padrão comercial" do acesso Wi-Fi. O propósito do Google é criar um "espaço-branco", ou seja, uma porção não utilizada do espectro das ondas de TV que fica entre as faixas regulamentadas. Segundo o Google e outras empresas de tecnologia, esta nova faixa permitiria o acesso em alta velocidade. E pelo que percebi, GRATUITO. As emissoras de televisão discordam e temem interferências no sinal.

Nenhum comentário: