sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Blogs estão bombando
A audiência dos blogs ainda costuma ser bastante jovem. Metade tem menos de 25 anos. "É uma audiência mais nova que a dos sites tradicionais de notícias, cuja audiência até 24 anos gira entre 25% e 40% do total de usuários", afirmou Calazans. Para o analista, o dado pode ser interpretado pelo fato de que pessoas mais velhas possuem critérios diferentes para escolherem as páginas que desejam acompanhar. Os jovens não têm problemas em ler sites que não tenham a mesma tradição e credibilidade de portais mais conhecidos".
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Lambida Reconhecida
Jornalismo Móvel: http://jornalismomovel.blogspot.com/2007/08/trs-blogs-de-jornalismo-dicas.html
Achei bastante pertinente compartilhar isso com a turma, pois, além de utilizarmos o blog para comunicação da turma e prática jornalística, ele está sendo reconhecido. Parabéns à turma e vamos lá continuar fazendo o blog bombar!
O universo dos blogs
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
20 anos SuperInteressantes
Navegando pela página, conferi uma matéria sobre uma linguagem que fosse global. Na edição de outubro de 1987, o inglês era apresentado de forma pessimista enquanto linguagem internacional, o que hoje, ao contrário, está consolidado. Além destas comparações, podemos acessar os arquivos que trazem as grandes novidades cietíficas ocorridas durante esses vinte anos.
Confira o Super Arquivo em : http://super.abril.com.br/super2/superarquivo/index_superarquivo.shtml
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Feedreader vasculha últimas notícias
http://www.feedreader.com/?fromfr

Brasileiro gasta 6 horas de trabalho por semana na internet

Conforme matéria publicada no jornal O Povo, no último dia 14, aumentou o tempo que o brasileiro empregado gasta por dia navegando em sites não relacionados ao trabalho. Ainda assim, está abaixo dos mexicanos e também do que pensam os gerentes de tecnologia das empresas.
Segundo pesquisa do instituto Websense, o brasileiro gasta, em média, 71 minutos por dia ou 5,9 horas por semana visitando sites de interesse pessoal e não, profissional. No levantamento do ano passado, a média semanal era de 4,7 horas e, em 2005, 2,1 horas.
A pesquisa foi feita com 400 empresas com perfil de, no mínimo, 250 funcionários do Brasil, Chile, México e Colômbia.
No México, a média semanal chegou a 9,6 horas. No Chile, apenas 5 horas. A média da América Latina é de 7,3 horas.
Mas os gerentes de tecnologia da informação da América Latina estão cientes dessa atividade. Eles estimam que os funcionários gastem, em média, 9 horas por semana surfando por diversão.
No Brasil, 76% dos funcionários admitiram acessar páginas de internet banking, mostrando ser estes os sites mais populares atualmente. Na pesquisa de 2006, os mais populares eram os de notícias, assumidamente acessados por 74% dos funcionários, mas agora essa categoria ficou apenas com 40%.
O acesso a e-mails pessoais manteve a terceira posição na preferência, contando com os mesmos 32%. Blogs e programas para ligações telefônicas via internet ficaram com 14% cada.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Reflexos da tecnologia no comportamento das pessoas - parte 2
A tendência é que o Brasil esteja seguindo o mesmo caminho. Por um lado, pontos a favor do web jornalismo, já que o acesso está aumentando e a preferência dos jovens é por este suporte. Entretanto, é preciso estudar estratégias para conquistar a audiência do público num infinito espaço de informações e entretenimento.
Reflexos da tecnologia no comportamento das pessoas
A pesquisa ouviu ouviu 1.011 adultos nos Estados Unidos sobre quanto tempo eles ficavam bem sem entrar na Internet: 15% responderam um dia ou menos; 21% afirmaram dois dias; e 19% disseram alguns dias. Apenas um quinto dos entrevistados que participaram da pesquisa online, conduzida pela agência de publicidade JWT entre 7 e 11 de setembro, disseram que podem ficar uma semana sem se conectar.
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Zero.com já está valendo
NYTimes.com abrirá seu conteúdo
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
O futuro é de quem estiver 'linkado'
Resumindo, trata-se de uma “briga” que algumas agências de notícias começaram contra o google, por ele disponibilizar links através do Google News. Elas alegam que o Google se beneficia das manchetes destas agências e obrigaram o site a licenciar seus conteúdos, passando a exibir integralmente as notícias. O que, segundo o autor do texto, seria uma espécie de “tiro no pé”, já que o leitor, ao invés de ir até o site da agência buscar a notícia, fica no Google. É o que discutíamos na aula sobre fazer um site “fechado” ou um site “aberto”, que permite o usuário pular para outros sites.
domingo, 16 de setembro de 2007
Onze da noite é hora dos solitários
Leiam a Zero Hora deste domingo
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
acesso limitado dos brasileiros a internet
Notícia da Agência Brasil, publicada no dia 12/09/2007, no site
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=1&id_conteudo=8889.
“A maioria da população brasileira ainda não tem acesso pleno ao mundo digital. Os números mais recentes obtidos pelo Núcleo de Pesquisa, Estudos e Formação (Nupef), com base em pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, indicam que apenas 20% dos brasileiros têm acesso à Internet. “Ainda é muito pouco, se a gente pensar em outros países que têm uma abrangência de acesso muito maior”, analisou a coordenadora, Graciela Selaimen. Ela criticou o fato de que o acesso à Internet no País está muito concentrado nos grandes centros urbanos e no litoral”.
A coordenadora do Nupef afirmou que o estabelecimento de uma meta de inclusão digital deve ser preocupação de uma política pública nacional. Segundo indicou, o Brasil não tem uma política pública de inclusão digital consolidada. Ela lembrou que o Brasil tem alguns exemplos, algumas experiências, algumas iniciativas de governo, organizações da sociedade civil, algumas empresas como Petrobrás e Banco do Brasil, que têm seus projetos e incorporam o tema da inclusão digital.
“Mas dizer que no Brasil existe uma política pensada, uma estratégia nacional de inclusão digital para superar esse hiato e esse nível de exclusão principalmente nas áreas rurais e nos pequenos municípios isso não existe. É uma coisa que precisa ser construída”.
domingo, 9 de setembro de 2007
Para a próxima aula
Quem escreve para quem?
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Mensurador de visitas
