quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O universo dos blogs

Esta foi postada originalmente no blog do Luis Nassif, dia 24/9, e eu transcrevo de forma resumida. Ei-lo: "O fenômeno dos Blogs veio para ficar. Nos últimos dias participei de três seminários para discutir o tema. Há quem considere os blogs apenas uma forma de jornalismo se valendo de novas tecnologias. Na verdade, trata-se de uma mudança fundamental na forma de fazer jornalismo. O jornalismo tradicional obedece a uma espécie de linha de produção com responsabilidades diluídas. (...) Nos blogs jornalísticos, o jogo é diferente. O blogueiro coloca uma nota. Os leitores entram comentando. Muitas vezes meramente para externar sua opinião. Outras vezes, trazendo informações adicionais, questionando o enfoque escolhido. São milhares de pessoas espalhadas por várias localidades. Dependendo do ambiente criado poderá haver uma riqueza e rapidez informações imbatível. Dependendo do ambiente, informações incorretas ou injuriosas. No estágio atual, há muita catarse nos blogs. Em parte provocado pelas possibilidades abertas pelo novo “brinquedo”. O leitor médio ganhou direito ao consumo nos anos 70, ao voto nos anos 80, à opinião, nos anos 90, mas ainda de forma estática – enviando cartas aos jornais ou, através de pesquisas, induzindo o jornal a dar o que ele deseja. Com a Internet, ele passa a ser voz ativa no processo. Pode opinar diretamente, sem intermediários. No primeiro momento, o abuso faz parte do jogo. Depois, o sistema amadurece como um todo. A próxima etapa da Internet e do sistema de blogs será a ampliação do conceito de comunidades – que hoje já existe em portais tipo Orkut. Comunidades de estudiosos, ou de empresas se juntarão no mesmo ambiente, trocando informações, produzindo informações e fazendo negócios".

2 comentários:

Nicole disse...

Bastante interessante o blog Nassif, pois linka jornalismo, tecnologia e economia, assuntos que me interessam bastante.

Fico bastante feliz em ver a quantidade de blogs sérios sobre jornalismo, pois temos a chance de chegar muito mais longe. Estou, de certa maneira, deslumbrada.

jaime disse...

Não sei. Mas eu tenho um certo ranso com a questão do jornalismo interativo opinativo. Talvez eu tenha que ler mais profundamente sobre o tema. Minha principal preocupação é com a informação que pode sofrer interpretações distorcidas da realidade após o acúmulo de opiniões que surgem em detrimento a determinado acontecimento.