domingo, 9 de setembro de 2007

Quem escreve para quem?

O site Folha Online está oferecendo um novo serviço aos seus leitores/navegadores: estes poderão enviar comentários, por meio de um cadastro, sobre matérias previamente selecionadas (neste domingo, as opções eram Fórmula 1, Hugo Chávez, Caso Renan, conflitos entre Jobim e militares, Festival de Veneza e entrega da declaração de isentos. O leitores, segundo a notícia na Folha Online, poderão avaliar as mensagens enviadas pelos internautas por meio de um espaço de interação entre seus usuários. Segundo eles, "Os três comentários mais bem avaliados aparecerão na matéria comentada. Os demais também poderão ser lidos, mas em outra página." Com isso, complexificam-se cada vez mais os papéis de quem emite e de quem recebe.

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a enquete de vcs. Sendo aprovado o fim dos comentários anônimos, vcs estarão obrigando as pessoas a cadastrarem-se em algum serviço ou ter uma página na web. Creio que é um direito que cabe a vcs. Tb não sei se o interesse era de receber comentários de outras pessoas que não os do próprio grupo. Mas ainda acredito que comentários livres são a melhor forma de interagir com as outras pessoas. No máximo uma mediação. O que me intriga é essa necessidade de saber "quem".

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Meu caro anônimo, a enquete possui mais de um objetivo. Em primeiro lugar, pensar a interatividade também em uma situação de anonimato, com seus tensionamentos e complexificações. É evidente que temos interesse em receber a opinião de pessoas para além da turma; por isso o blog é aberto a estas. Contudo, opinião, em jornalismo, pressupõe autoralidade. Se você é jornalista, sabe do que estou falando. Por outro lado, é preciso observar que este é um espaço de aprendizado e diálogo, o que implica referencialidade. Em português: os comentários são bem-vindos, mas é importante que estes venham acompanhados de um nome próprio. Basicamente porque este empresta mais credibilidade ao que está posto. Por fim, de minha parte, o que me intriga é sua insistência em se manter anônimo.

Anônimo disse...

Acredito que vcs tem um problema com anônimos. Este é meu quarto comentário (2 aqui e 2 mais abaixo). Nenhum até agora foi apagado. Com isso quero dizer q não insisto tanto assim, e q vcs tem mais anônimos do q imaginam. Inclusive, por estar uns dias afastado, não pude acompanhar o episódio do "plágio". Questão: qual a importância de um nome próprio? João, Maria, José,... aí estão 3 e continuamos na mesma. Dudu e Malvada? Quem sabe Jayson Blair. É um nome próprio, mas cadê a credibilidade q o nome deveria garantir? Entenda q não é um ataque, mas uma tentativa de gerar algum debate. O anonimato é uma característica ou não da internet?