sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Hipervídeo: ferramenta na web acrescenta links em vídeos


De acordo com uma matéria publicada no jornal O Povo, na sexta-feira, dia 7 de dezembro, proporcionar maior interatividade em vídeos para internet é um dos desafios da rede atualmente. Pensando nisso, o site Asterpix disponibiliza um sistema que incorpora links aos vídeos da web, acabando com a passividade do usuário durante as exibições. O editor pode inserir elementos clicáveis que aparecerão durante a apresentação. Essa nova forma de publicar vídeos na internet é chamada de “hipervídeo”.
Em três passos simples é possível fazer todo o processo. Não é necessário fazer o upload do vídeo para o Asterpix. Ele mesmo “pega” o link do Youtube e faz todo o trabalho. O site se encaixa no novo conceito de interatividade da web. Através dos links, ele pode escolher aprofundar-se ou não em determinado tema exibido no vídeo.
Algumas tentativas de dar interatividade aos vídeos na web já vinham sendo colocadas em prática. A Agência Brasil, por exemplo, publicou uma reportagem com elementos clicáveis ao longo dos vídeos, que direcionavam para outras informações. Para fazer isso, foi necessária uma equipe composta por profissionais especializados em programação e desenvolvimento Flash. Agora, pessoas menos experientes podem fazer um vídeo com links sem muito esforço.

Nenhum comentário: