segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Uma experiência sobre jornalismo cidadão

Olá galera. Com relação ao texto que nos foi passado neste semestre pelo professor Demétrio sobre o Jonalismo cidadão, você faz a notícia de Ana Carmem Foschini e Roberto Romano Taddei da coleção conquiste a rede, trouxe esta matéria para mostrar que a prática já é uma realidade dentro do jornalismo on line.

Leitores voluntários editam site americano de notícias

da Efe, em San Francisco
O site de notícias americano Topix é, desde esta segunda-feira, inteiramente editado por um grupo de leitores voluntários, em um experimento de jornalismo cidadão, anunciou o co-fundador da empresa.
Um grupo de pessoas elegerá quais notícias locais serão as manchetes de cada página do Topix. Com a iniciativa, o site, cuja sede fica em Palo Alto (Califórnia), pretende dar mais poder ao público, idéia que virou moda nos últimos tempos.
O Topix (que passou a ser Topix.com no lugar de Topix.net) inclui notícias relativas aos mais de 32 mil códigos postais da geografia americana.
Até agora, as páginas eram editadas automaticamente, através da ajuda de um software que as colocava em um lugar ou outro de acordo com algoritmos preestabelecidos.
Agora, uma equipe de editores voluntários se encarregará da tarefa, disse Rich Skrenta, diretor e co-fundador do Topix, num comunicado.
Skrenta destacou que os editores estão mais capacitados para julgar a importância de uma notícia e sua relevância em uma determinada comunidade do que as "máquinas".
Entre outras funções, eles também poderão colocar na web sugestões enviadas por outros leitores e atuar como moderadores dos fóruns de discussão.
O Topix pretende se diferenciar, assim, de gigantes como o Google ou o Yahoo News, que não são especializados em notícias locais, um setor em crescimento, e também não contam com editores voluntários.
O Topix elegeu seus editores a partir de inscrições online.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u21901.shtml

Nenhum comentário: