segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Sobre o webjornalismo

Com o surgimento da internet as mídias produtoras de notícias passaram a adaptar sua linguagem a esse novo meio. Hoje, portanto, a maioria dos jornais impressos tem uma versão online do conteúdo publicado diariamente. Segundo João Messias Canavilhas em seu artigo Webjornalismo: Considerações Gerais sobre Jornalismo na Web, “o chamado jornalismo online não é mais do que uma simples transposição dos velhos jornalismos escrito, radiofônico e televisivo para um novo meio”. Utilizando todas as potencialidades oferecidas pela internet, o autor afirma que é possível oferecer um produto melhor do que o jornalismo online, a webnotícia. Esse termo refere-se a um conteúdo diferenciado, com base na convergência entre texto, som e imagem em movimento.

A introdução de elementos multimídia altera todo o processo de produção da notícia para o jornalista, mas essa diferença é que torna o texto mais interessante para o leitor. A webnotícia permite que o usuário faça uma leitura não-linear através dos hiperlinks, de acordo com seus interesses. Os recursos sonoros e audiovisuais dão mais credibilidade quando complementam o texto escrito. Outra vantagem é que há maior interatividade entre o jornalista e seu público porque geralmente o autor assina o texto com seu endereço eletrônico.

Conforme Canavilhas, “perante um obstáculo evidente, o hábito de uma prática de uma leitura linear, o jornalista tem de encontrar a melhor forma de levar o leitor a quebrar as regras de recepção que lhe foram impostas pelos meios existentes. O grande desafio feito ao webjornalismo é a procura de uma “linguagem amiga” que imponha a webnotícia, uma notícia mais adaptada às exigências de um público que exige maior rigor e objetividade”.

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