quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Blog do BEM!!

Trecho retirado do site http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/ (Luciano Martins Costa em 28/8/2007), mostra a realidade de algumas mídias que passam a ser tratadas como grandes emissores de informações. A seguir segue trecho do post de Luciano Martins.
"
O blog Flit Paralisante, criado e mantido pelo delegado da polícia civil paulista Roberto Conde Guerra, é um exemplo do que podem vir a ser esses novos formatos de comunicação online.
Sua técnica é simples, como as primeiras lições de investigação que os repórteres recebiam quando reportagem era um elemento importante do jornalismo: ele observa sinais externos de riqueza de policiais, calcula equivalências de renda ao longo do tempo e levanta indícios de enriquecimento ilícito. Também costuma analisar o comportamento de grupos de policiais durante a investigação de casos importantes, detectando ações de dissimulação que podem revelar culpabilidades.
A partir de uma denúncia no blog de Roberto Conde Guerra, o Ministério Público iniciou investigações que culminaram com a decretação, pela Justiça de São Paulo, do seqüestro de uma mansão avaliada em 1 milhão de reais, registrada em nome de uma das filhas do delegado seccional de Santos, Elpídio Ferrarezi. O juiz de Bertioga acatou pedido do MP em um inquérito que investiga o envolvimento do delegado seccional com a máfia dos caça-níqueis. A casa, no balneário Riviera de São Lourenço, não pode ser negociada nem usufruída pelos proprietários até o final das investigações.

Discussão de regras

A rigor, esse é um exemplo de como a tecnologia pode criar pontos difusos de concorrência com os veículos tradicionais da imprensa. Isoladamente, ou em mãos de pessoas sem credibilidade ou fortemente marcadas por suas opiniões, esses novos formatos de comunicação online pouco podem acrescentar ao cenário da mídia de informações. Mas, quando administrados por profissionais em cujos critérios se pode, em princípio, confiar, eles entram no universo próprio da imprensa.
Com sua capacidade de investigar bastante reduzida, em função dos sucessivos cortes de custos que amputou as redações e afastou da maioria delas os jornalistas mais experientes, a imprensa tradicional começa a sofrer a concorrência mais efetiva, da qual o blog do delegado pode ser considerado um exemplo. Mas também pode se beneficiar dela, se souber agregar à sua constelação de fontes alguns desses pequenos asteróides informativos.
O fenômeno do crescimento dos blogs com certa credibilidade é mais perceptível no noticiário financeiro. Jornalistas especializados e economistas costumam oferecer informações e análises sobre negócios, muitas vezes abordando fatos que influenciam o mercado de ações e títulos. O efeito dessa comunicação é tão crescente que a Comissão e Valores Mobiliários (CVM) e outras instituições vinculadas à regulação dos negócios em bolsas de valores discutem a criação de regras que poderiam extrapolar do ambiente do mercado e invadir a atividade jornalística."

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=448ENO001



Talvez a partir de informações bem fundamentadas, quem sabe nosso blog não torna-se um formador de opinião respeitado no universo virtual e jornalístico?

Abraço a todos!


Nenhum comentário: