Embora o assunto já tenha sido bastante explorado, a questão da credibilidade em webjornais é sempre pertinente. Esta semana, a Folha lançou seu novo projeto visual. De responsabilidade de Marcelo Katsuki, o novo site do jornal atende a sugestões e críticas dos leitores, criando páginas mais leves, vibrantes e organizadas.
Há de se observar, nessa mudança, a tendência do webdesign para o jornalismo on-line. Embora saibamos que conteúdo seja o principal produto de empresas de comunicação, a layout se faz bastante importantes principalmente como ferramenta para conquistar o público.
No entanto, o que mais me chamou atenção no novo portal é a propaganda em forma de banner na parte superior:
"Você está acessando o novo site da Folha Online. Mais moderno, mais fácil de navegar e com a mesma credibilidade. Seja Bem-vindo e aproveite."
Com publicidade tão explícita, será que ainda preciso falar alguma coisa?
Quem quiser ver as novidades da Folha Online, pode conferir a matéria entrando em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u321402.shtml
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
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Um comentário:
Você tem razão quando se refere à necessidade de de dialogar em termos editorias e imagéticos, no caso comentado o layout do site. Este sempre foi, aliás, o nó górdio do jornalismo: os antigos diziam que o que importava era o conteúdo, como se forma também não fosse conteúdo. Lá por 1989 (tive a sorte de viver este período em uma redação), as coisas começaram a mudar e os impressos passaram a incorporar perspectivas próprias da televisão, caso das cores, da valorização das imagens etc. No Brasil, claro, porque lá fora isso já vinha ocorrendo. O que vemos com a web, a partir da internet, portanto, é, quem sabe a radicalização deste processo. Melhor dizendo, a compreensão de que é preciso pensar o conteúdo a partir da imagem também aqui, em especial porque o ambiente tende a se saturar em termos de volume de sites.
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