sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Jornalismo Digital

E aí, galera! Pesquisei um pouco sobre o jornalismo digital. Para mim, é mais o relato de experiências vividas ao longo dos anos exercendo o oficio de jornalista ou funções interligadas à profissão. Assim como nos demais veículos de comunicação, existem pautas, fontes, furos e deadlines. A diferença maior é que na web tudo é muito rápido, a atenção do leitor tem que ser mantida segundo a segundo. Ele pode achar atrativos em outras páginas. E para chamar a atenção dos leitores quem trabalha produzindo conteúdo para a Internet tem que inovar, seja no layout, nos desdobramentos da notícia, nas fotos, hiperlink e demais recursos hipermídia que tenham disponíveis.
Os jornalistas que escrevem para web hoje quase não saem mais a “caça” de matérias ou quando têm a pauta dificilmente entram em um carro e vão apurar as informações. Toda a pesquisa e checagem com as fontes ficam por conta das agências de comunicação ou simplesmente via telefone.
O profissional que se destina a trabalhar com o jornalismo on-line precisa saber não só escrever, mas adaptar o texto ou reescrevê-lo conforme as preferências desse tipo de leitor, além de ter que usar recursos como editores de imagens e textos, que exigem certo conhecimento. O novo profissional que entra no mercado precisa ter em mente que o mesmo exige que ele seja multimídia, que escreva, edite e publique o que escreve.

Abraço, Rafael!

Nenhum comentário: