domingo, 19 de agosto de 2007

As notícias e o lugar das pessoas nas notícias

Acabo de receber um indicador de post do Jornalismo & Internet: Blog do GJOL, da parte de Marcos Palácios, com a notícia de que há um site muito bacana por meio do qual podemos saber a freqüência - e o local - com que determinada pessoa aparece na mídia.
A interface do EMM News Explorer é bastante amigável e extremamente útil, à medida que pode ser utilizada em nossas pesquisas e para além destas.
Por pura preguiça (hoje é domingo...) transcrevo parte do comentário do Palácios sobre o dito: "Há um sumário com atualização a cada 10 minutos, mas o foco do site são as análises e agregação de detalhes em cada notícia. Por exemplo, clicando-se no título de uma notícia, o leitor tem informações sobre: lista de outros artigos sobre o mesmo tema, lista de países, cidades, pessoas e outras entidades mencionadas, lista de notícias relacionados na mesma língua e em outras línguas da Comunidade.
Além de distribuição geográfica da origem da informação, podem ser acessados vários outros indicadores, na forma de tabelas e gráficos: línguas originais das notícias mais importantes veiculadas, temas dos alertas noticiosos diários e em períodos de duas semanas.
Há também uma cronologia (timeline) que permite seguir as principais notícias desde 2004 até o presente e recuperá-las para a leitura, funcionando como um arquivo de temas jornalísticos recentes e um indicador de agendamento midiático."

Um comentário:

Anônimo disse...

Eis um passo para o jornalismo de 4a geração...