quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Novidades no ciberespaço

Jornalista precisa estar muito bem informado e atualizado sempre. E como falamos de novas tecnologias, novo perfil do jornalista e conhecimentos e habilidades que este precisa ter para adaptar-se ao mercado do momento, não podemos falar da internet e do seu uso sem estar a par do máximo de suas possibilidade e potencialidades.
Como novidade, recomendo a leitura da reportagem "O espaço ao alcance do mouse", publicada na Zero Hora desta quinta-feira, dia 23 de agosto. Uma nova versão do google earth permite navegar pelo espaço como se fôssemos como um telescópio virtual. Segundo consta, o programa Google Sky permite navegar por 100 milhões de estrelas individuais e 200 milhões de galáxias.
Será este o controle total sobre o planeta? O que ainda haveremos de ensinar para os alunos nas escolas do futuro? Com tanta informação disponível, como faremos para tornar nossa produção mais atraente? Talvez diante de toda esta disponibilidade, quem sabe não voltará a ser a educação a base de tudo, acima do ensino e das teorias disponíveis para qualquer um que está em rede?
A educação é primordial para a formação de cidadãos (tão raros em nosso País) e também a base da constituição dos profissionais jornalistas, que serão formadores de opinião na sociedade em que interagem, portanto, contribuindo com este processo de saturação de informações e também de educação e formação de "verdadeiros cidadãos".
Por falar nisso, qual é mesmo a função maior da imprensa? Trata-se de apenas informar? Consta nas regulamentações a necessidade de contribuir com a educação e cidadania da sociedade. Quantos dos nossos meios e profissionais sabem disso ou estão preocupados com isso?
São questões sobre as quais, enquanto estudantes, precisamos refletir e tomar ciência antes de pôr em prática nossas habilidades jornalísticas.
O acesso à matéria é possível através do site http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default.jsp

Um comentário:

Anônimo disse...

tanto se fala em excesso de informação e que o conhecimento está ao alcance de todos com a internet, mas... informação e conhecimento sem capacidade de interpretá-lo/usá-lo não servem de nada. educação não é simplesmente passar conhecimentos. é antes de tudo, ensinar a pensar (isso é possível?).