terça-feira, 14 de agosto de 2007

Pequeno Manual Prático e a Galinhagem, Claro

Preocupado que fiquei depois da última aula, diante da falta de conhecimento de alguns colegas em relação à alguns assuntos abordados pelo professor, resolvi montar esse humilde FAQ para auxiliar a galera em relação à conceitos que serão tantas vezes abordados durante o semestre. Espero que desta maneira as dúvidas da última sexta estejam sanadas.

1) O que é virtual?

Podemos explicar o virtual através do Grêmio. Quando ele está lá na zona de rebaixamento, mas ainda faltam duas rodadas para o campeonato acabar, aparece um matemático zé-ninguém e diz: o tricolor está virtualmente rebaixado. Como se trata do Grêmio, logo ele poderá constatar que o virtual se tornou real.

2) O que é espaço?

Existem milhões de formas de explicar o espaço. Poderíamos começar falando do cérebro de alguns estudantes de jornalismo. Mas geralmente espaço é aquilo que você achava que tinha entre o SEU carro e o carro de trás, na hora que vocês estava estacionando.

3) O que é webjornalismo?

Todo mundo sabe que web, traduzido para o português é rede ou até mesmo teia. Portanto esse tipo de jornalismo se aplica a duas vertentes. A primeira que é a rede são os tablóides ingleses, campeões em fazer redes de intrigas. O segundo, teia, se refere ao jornal Daily News, veículo em que Peter Parker - sim, o Aranha - trabalha. Teia, aranha.. pegaram? Pegaram?

4) O que é ciberjornalismo?

Ciber refere-se à robôs. E todo mundo sabe que robôs não tem coração. Logo o ciberjornalismo se refere à grande maioria dos blogueiros, ao Cid Moreira - que na condição de morto, já não possui mais órgãos vitais - e ao R2D2 e ao C3P0 que fizeram um fanzine na época do Star Wars.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Véi, tu tirou um zero DESSE tamanho.


Espero que este pequeno manual tenha auxiliado vocês, caros amigos. Nas próximas semanas explicarei o que é pedantismo. Para tal, convidarei o meu amigo Carlos Spohr pra dar uma palestra.

Ah, galera não deixei de visitar meu blogue. Podem me xingar por lá mesmo!

Abraço à todos.

13 comentários:

Anônimo disse...

MUITO bom!

só não entendi a do grêmio...

será que a mesma regra se aplica ao Inter e ao seu campeonato moral? *coça o queixo*

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Meu bom amigo: mesmo na diversão devemos ter alguns cuidados. Os mais imediatos, no caso de seu post, dizem respeito à revisão gramatical. "À todos"; "À conceitos"; "À robôs"; "através" no lugar de "por meio de"; sem falar nas questões de (ausência de) concordância, caso do "robôs não tem", para ficarmos em alguns exemplos, devem ser corrigidos antes de serem disponibilizados. Ok: todos erramos. É natural, em especial na web. Mas são muitos equívocos em um único texto. Outra coisa: este é um blog público. Como tal, e com o perdão da redundância, é visto por um monte de gente. Assim, não sei o quanto é adequado associarmos pedantismo à imagem de um colega neste contexto, por maior que seja a intimidade que venhamos a ter com quem está em aula conosco. Fico imaginando se alguém de fora do nosso grupo entenderia que se trata, afinal, de apenas uma brincadeira, o que sabemos ser, não é verdade? No mais, um grande abraço e até sexta-feira.

Anônimo disse...

Claaaaaro que era zoeira psôr!

As brincadeiras entre eu e o Pim (Carlos Spohr) são históricas nas várias disciplinas que já cursamos juntos. Somos grandes amigos e peguei no pé dele de propósito!

No mais, valeu pelas correções! Muito úteis e extremamente valiosas.

Grande abraço!

Isma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isma disse...

Quando li e percebi tantas "gafes ortográficas" logo saquei tratar-se de um texto escrito por um colorado... ta loco.
E tenho dito!

Anônimo disse...

Biba...
só pode que foi tu que escolheu o fundo cor de rosa do blog.

hehe

paro por aqui antes q eu te prejudique na disciplina.

:P

Lucas disse...

Tiago!!!
Divertido, mas pouco elucidativo em alguns casos. Você abriu margens para discussões tribais (ou seriam Gre-Nais?)... porém deixemos isso para lá, caso contrário não pararemos nunca...
A explicação mais interessante é a de Espaço, apesar de ser no âmbito físico... Como ficaria no âmbito virtual? Qual o meu limite de liberdade para não "bater" na traseira ou dianteira do próximo que está "estacionado"?

Anônimo disse...

Nicole, brigadão pelos elogios querida. Sobre o Inter, deixemos esse assunto pra outra hora, hehe

Isma, como a gente se dedica demais para torcer pro nosso time, acabamos lendo menos, hehe! Isso justifica os intermináveis erros do texto.

Lucas, a provocação com o Grêmio foi proposital. Logo lembrei dos amigos gremistas quando o escrevia - tu entre eles! hehe. Sobre a questão do espaço deixemos ela pra sala de aula. Será um questionamento de grande profundidade!

Henrique, mas até aqui tu aparece Biba! hehe, valeu pelo comentário, mas dessa vez n fui eu q escolhi a cor do blogue!

Carlos Spohr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Spohr disse...

Eu gostaria de fazer uma crítica extremamente construtiva ao nosso colega Tiago Bald. Creio que esse espaço não é a oportunidade para colegas fazerem uso da prática da auto masturbação em pról de questões pessoais que pouquíssimo nos interessam, ou até mesmo para auto promoção de um blog pessoal que peca pela qualidade mesquinha de seus artigos, e que justamente por isso faz o seu administrador pedir encarecidamente que colegas desocupados o visitem (falo óbviamente do without a trace). Acho que falta à vossa senhoria um strip tease da própria consciência, se é que você saiba o que isso significa. E tenho dito.

Anônimo disse...

Claro que eu não sei Pim! Aliás, como tudo q tu escreve, eu não entendi nada.

Mas ainda assim vi a palavra "crítica" lá no meio e agradeço pelas palavras do nobre amigo.

Demétrio de Azeredo Soster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Demétrio de Azeredo Soster disse...

Conversaremos logo mais à noite sobre isso também.