sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Sobre o Fim da Revista Bizz

A Revista Bizz, uma das mais tradicionais a respeito de música e cultura POP, com mais de 20 anos de existência, deixa de circular a partir desse mês nas bancas de todo o país. A notícia pegou de surpresa os leitores, que terão como consolo a publicação de matérias online, diretamente no site da publicação.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Uma das últimas capas


Claro que a história causou o maior rebu na maior comunidade da revista no Orkut. Antigos leitores discutiram em longos fóruns a existência da revista física e a falta que esta fará no mercado de magazines.

Esse fato vem bem a calhar com o que foi falado na última aula - especialmente no que se refere as potencialidades do jornalismo web. Eu era fã da Bizz e a comprava mensalmente. Agora, mal entro no site. E vocês, como se comportariam em relação às suas publicações preferidas?

2 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

De minha parte, fico particularmente triste quando uma revista como a Bizz para de circular em sua forma original, mesmo que esta venha a ser representada por uma interface digital, que, sabemos, não é a mesma coisa. Mas há de se entender: se o custo para a manutenção de um jornal já é alto, imaginem uma revista, ainda por cima especializada. Aliás, a intersecção entre o que é da ordem da produção (leia-se redação), da circulação e do comercial está sendo particularmente tensionada nos dias que se seguem: de um lado, anunciante fugidios; de outro, custos cada vez mais altos. A web é uma alternativa sem dúvida, mas não como mera transposição, porque diferente. Vamos ver o que acontece.

Isma disse...

Eu acredito que dependeria de quão interessado eu sou em relação ao assunto abordado pela revista. Se ela não vai mais circular, cabe a mim buscar as informações de outra forma. O problema é que jamais passei 1h lendo texto em frente ao computador. Enquanto que revistas e livros nem damos por conta do tempo que se passa. Isso conseqüentemente pode ser revertido ao tamanho das matérias. Enquanto na revista teriam 2 paginas, na web teriam que ser reduzidas para não “cansar” o leitor.
E tenho dito!