sexta-feira, 26 de outubro de 2007

As novidades da tecnologia a serviço dos repórteres

A Reuters e o Centro de Pesquisa Nokia anunciaram que trabalham juntos em um projeto que visa possibilitar que jornalistas produzam e publiquem matérias e conteúdo multimídia diretamente de telefones celulares. A notícia foi publicada no site Observatório da Imprensa, no dia 25 de outubro.
A idéia é viabilizar tecnologicamente a possibilidade de conectar equipamentos, como teclado, tripé e microfone ao Nokia N95. ESte aparelho celular contará também com programas para editar de forma integrada textos, imagens e vídeos. Isso permitiria mais agilidade, produção e publicação imediata, sem necessidade do repórter deixar o local da apuração.
A Reuters já realizou testes de jornalismo móvel em situações variadas. A idéia é disponibilizar os equipamentos para jornalistas profissionais, mas um grupo de estudantes universitários também vem testando os aparelhos para que seja avaliado se eles seriam bem aceitos no nicho de jornalistas-cidadãos. Mais detalhes em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=456MON019

Nenhum comentário: