sábado, 13 de outubro de 2007

Blogs jornalísticos e credibilidade

Meus silenciosos amigos: acabo de encontrar, por meio do blog Expresso 2222, uma pesquisa que, com certeza, nos interessa, capitaneada por Rogério Christofoletti, Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, e pela graduanda Ana Paula França Laux, do curso de Jornalismo da Univali.
A pesquisa, intitulada Blogs jornalísticos e credibilidade: cinco casos brasileiros, busca discutir a credibilidade do jornalismo praticado em blogs.
Abaixo, o resumo da mesma:
"Uma preocupação constante dos meios de comunicação é a credibilidade diante de seus públicos. Sem essa confiança, os veículos não sobrevivem. Com a expansão do jornalismo online e a disseminação dos blogs como ferramentas de informação e opinião, essa preocupação torna-se mais emergencial. Como confiar num meio tão pessoal, dinâmico e sem os respaldos dos veículos tradicionais? Blogs podem ser meios de informação para o público comum? Podem ser fontes de informação para jornalistas? Este artigo apresenta resultados do monitoramento de cinco blogs brasileiros no período de um mês, com vistas a verificar aspectos que possam indicar critérios de reputação para esses novos meios".

Um comentário:

Cláudia Brune disse...

Li e gostei muito.

É importante que reconheçamos o papel do blog como local do fazer jornalístico, mas sem esquecer que nossa sociedade ainda está muito enraizada aos impressos.
Fica claro, a meu ver, que a credibilidade ainda se constrói não somente com base nas características pessoais de quem escreve - o que hoje já conta muito -, mas no vínculo a um veiculo de comunicação.