quarta-feira, 31 de outubro de 2007
O texto em seu aspecto título - primeira parte
Esta veio por meio de um post de Marcos Palácios no Blog do Gjol, a partir de uma postagem de Patrick Beeson em seu blog, e diz respeito direto a nossas discussões e pesquisas, particularmente no que toca aos textos em seu aspecto títulos. Basicamente, somos lembrados que um “título só é bom [na web] se ajudar na recuperação do texto no futuro e for independente do contexto onde está inserido”. A frase carrega em si muitas importâncias, a começar pelo fato de complexificar – e mudar o foco de atenção – de algo que, grosso modo, para ser bom (ao menos em termos impressos) deveria ter, entre outros, a) verbo; b) ser escrito em ordem direta e, c) estar no infinitivo e, finalmente, d) ser encontrado facilmente no lead da matéria, caso contrário esta estaria mal construída. O post de Palácios nos informa ainda que, em um webjornal, os velhos problemas como escrever títulos de tamanhos reduzidos (2 linhas, 20 toques, por exemplo, estão sendo substituídas por limitações “(...) geradas pela necessidade de otimizar-se o título para sua posterior recuperação pelos sites de busca, especialmente a dupla Google/Yahoo”. (segue no próximo post, por longo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário