Algumas das maiores companhias de mídia e internet do mundo uniram-se e criaram um documento com diretrizes sobre o uso de vídeos protegidos por direitos autorais em sítios que têm conteúdo produzido por internautas. A decisão foi anunciada no dia 18 de outubro.
Uma das normas é a promessa de que as companhias de internet usarão algum software para filtrar e bloquear vídeos protegidos por direitos autorais e postados por internautas sem permissão.
Entre as empresas participantes estão Walt Disney, Viacom, CBS, NBC Universal, News Corporation, Microsoft, MySpace, Veoh Networks e Dailymotion. Na ocasião, a ausência mais notada no movimento foi a do Google, dono do sítio de compartilhamento de vídeos YouTube. Logo em seguida, o YouTube anunciou sua própria tecnologia para filtrar vídeos protegidos.
Internet com lei
A idéia é beneficiar a todos com o controle da pirataria. Desta forma, as companhias de tecnologia e conteúdo acreditam que seja um passo importante para o crescimento legal dos vídeos na rede. Na reportagem divulgada no site Observatório da Imprensa, Jeff Zucker, presidente da NBC Universal, uma das participantes da cooalizão, afirmou que "o anúncio marca um passo importante na transformação da internet, de ‘terra de ninguém’ a um meio popular que respeita a lei"
As diretrizes são voltadas especificamente para sítios que divulgam conteúdo postado por usuários. Mas, ao contrário do sistema de filtragem do sítio do Google, por exemplo, que bloqueia o vídeo depois que ele foi postado, elas obrigam os sítios participantes a usar uma tecnologia que bloqueia clipes proibidos antes de sua divulgação.
Informação completa no site http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=455MON022
Uma das normas é a promessa de que as companhias de internet usarão algum software para filtrar e bloquear vídeos protegidos por direitos autorais e postados por internautas sem permissão.
Entre as empresas participantes estão Walt Disney, Viacom, CBS, NBC Universal, News Corporation, Microsoft, MySpace, Veoh Networks e Dailymotion. Na ocasião, a ausência mais notada no movimento foi a do Google, dono do sítio de compartilhamento de vídeos YouTube. Logo em seguida, o YouTube anunciou sua própria tecnologia para filtrar vídeos protegidos.
Internet com lei
A idéia é beneficiar a todos com o controle da pirataria. Desta forma, as companhias de tecnologia e conteúdo acreditam que seja um passo importante para o crescimento legal dos vídeos na rede. Na reportagem divulgada no site Observatório da Imprensa, Jeff Zucker, presidente da NBC Universal, uma das participantes da cooalizão, afirmou que "o anúncio marca um passo importante na transformação da internet, de ‘terra de ninguém’ a um meio popular que respeita a lei"
As diretrizes são voltadas especificamente para sítios que divulgam conteúdo postado por usuários. Mas, ao contrário do sistema de filtragem do sítio do Google, por exemplo, que bloqueia o vídeo depois que ele foi postado, elas obrigam os sítios participantes a usar uma tecnologia que bloqueia clipes proibidos antes de sua divulgação.
Informação completa no site http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=455MON022
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