domingo, 7 de outubro de 2007

Feeds no Lambida Digital

Eu de novo, moçada.
Se vocês reparem, logo acima, junto à barra de ferramentas do navegador do Lambida, há um ícone cor de laranja chamado Feeds, com o seguinte símbolo:
O feed é um conteúdo freqüentemente atualizado e publicado por um site. Usualmente é utilizado em sites de notícias e blogs, mas também serve para distribuir outros tipos de conteúdo digital como imagens, áudio e vídeo. Os feeds podem ser usados, ainda, para transmitir um conteúdo de áudio (MP3), que se pode ouvir no computador ou no MP3 Player. São os tais podcastings.
Os formatos mais comuns dos Feeds são RSS e Atom. RSS significa Really Simple Syndication (agregação realmente simples) e é usado para descrever a tecnologia usada na criação de feeds. Todos os formatos de feeds da Web são baseados no XML (Extensible Markup Language), uma linguagem de computador baseada em texto e usada para descrever e distribuir dados e documentos estruturados.
Bueno, dito isso, quem quiser que seus site, blog ou não, feeds deve proceder da seguinte forma:
1. Abra o site do FeedBurner
2. Na primeira tela, insira a URL de seu site;
3. Siga os passos solicitados. A interface é bem amigável.
5. O ícone Feeds aparecerá na barra de ferramentas quando você acessá-lo.
Calma aí que tem mais.
Também é bacana instalar no computador um leitor de Feeds, que nada mais é que outro programa que permite ficarmos atualizarmos quanto às novidades nos demais sites. Lembram daquela caixinha que parece sempre em meu computador no canto inferior direito da tela durante as aulas? Pois é isso que a ferramenta faz. No caso daquela, chama-se Feedreader, é bem eficiente e já foi sugerida pelo Lucas em um post do dia 21 de setembro (vamos começar a usar os marcadores nas postagens, moçada...).
Com isso, sempre que se visitar um novo site, e este nos interessar, basta ver se disponibiliza feeds; clicar no ícone laranja, copiar a URL do .xml e pronto: toda a vez que uma nova notícia for atualizada saberemos por meio de um resumo dela na tela. Ou seja, estaremos facilmente atualizados quanto às últimas notícias.

Nenhum comentário: