quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Credibilidade do jornalismo online

Uma das discussões mais fortes quando o assunto é jornalismo online fica em torno da credibilidade das informações. Alguns sites e portais ficaram "tachados" de inconfiáveis no meio jornalístico devido a alguns lapsos que costumam ocorrer, na priorização do fator novidade diante do assunto em si. É comum ouvir no meio jornalístico frases do tipo: "ninguém chupa o site tal".
Entretanto, pesquisas sobre a credibilidade das informações e, principalmente, sobre a veracidade das notícias veiculadas na mídia online já estão sendo realizadas. Se no meio jornalístico existe grande desconfiança diante das informações disponíveis na rede, os leitores parecem não ter a mesma impressão.Uma pesquisa realizada pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, aponta que praticamente três quartos dos leitores confiam da mesma forma nas notícias online em relação às de mídia impressa. O estudo foi divulgado durante encontro da Associated Press Managing Editors em Washington, no dia 5 de outubro último. Em torno de 300 leitores e 660 editores de diários americanos responderam à pesquisa.
Outros pontos foram pesquisados no estudo, como a questão da identificação da fonte. Neste quesito, ocorre divergência entre editores e leitores. Enquanto os primeiros querem a identificação de todos que opinam na mídia online, interagindo no meio jornalístico, os leitores preferem o anonimato.
Mais dados sobre o estudo, confira no site Observatório da Imprensa
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=454MON011

Nenhum comentário: