terça-feira, 23 de outubro de 2007

Os blogs agora com importância judicial...

Sorte nosso amigo ter nos abandonado. Comentários anônimos que venham a insultar, difamar ou publicar inverdades podem ser levados ao tribunal. Ao menos a jurisprudência já está criada. Uma matéria veiculada no jornal espanhol El País esta semana trouxe dois casos recentes em que comentários em blog foram parar na justiça. Os dois deram ganho de causa para as partes afetadas. O primeiro caso diz respeito a torcedores de futebol de um clube inglês que difamaram o presidente e membros do auto escalão no blog do clube, usando pseudônimos. A outra sentença condenou o dono de uma imobiliária que usou o espaço de vários blogs para criticar o seu concorrente, sempre de forma anônima.
Vejo a importância destes casos no fato de serem os carros chefes da implementação legal de assuntos relacionados à internet. Outra conseqüência que vejo nestes fatos é que conferem maior relevância e caráter de seriedade a esse espaço democrático denominado blogosfera. Após um período experimental em que comentários insignificantes eram apenas relevados ao campo da indiferença, agora começam a merecer um cuidado maior nos seus conteúdos. Afinal de contas, ser indenizado judicialmente por desaforos em um blog me parece atualmente o que há de top loser em termos de práticas ilegais.

3 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Eis aí mais um post interessante, cujo conteúdo rende um bom caldo. Podemos pensar, preliminarmente, - e a exemplo do que ocorre nos demais suportes -, que este tensionamento entre o que é juridico e o que é jornalístico acaba por reconfigurar este. Na verdade, isso já vem ocorrendo nos demais suportes (não colocar nome de fontes, cuidar com endereços etc.), mas apenas recentemente. Com os blogs, o processo parece estar ocorrendo mais rapidamente.

Anônimo disse...

You have to express more your opinion to attract more readers, because just a video or plain text without any personal approach is not that valuable. But it is just form my point of view

Anônimo disse...

It is useful to try everything in practice anyway and I like that here it's always possible to find something new. :)