sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Quem vai bater o Orkut no Brasil?

IDG Now - Publicada por Ralphe Manzoni Jr., hoje, às 17h20


Considerada uma das rainhas de Wall Street, Mary Meecker, analista do Morgan Stanley, colocou o Brasil, ao lado da Coréia do Sul, como um dos paraísos para as redes sociais, em apresentação do Web 2.0 Summit.
Os dois países foram citados como exemplos onde a penetração de internautas usando redes sociais supera a do mercado norte-americano.
Parece que o recado foi entendido pelos empresários de internet, como a Last.fm e o MySpace, que anunciaram investimentos no Brasil.
Rede social no Brasil, na verdade, é sinônimo de Orkut. Será que alguém vai conseguir bater este fenômeno local do Google?
Os dados do Ibope/NetRatings mostram que será uma tarefa e tanto. Atualmente, 68% das pessoas que acessam a internet de suas residências navegam no Orkut.
O segundo lugar, bem distante, é da rede social MySpace, com apenas 3% da base dos internautas residenciais brasileiros. Vale lembrar: ela é a maior rede social do mundo, com mais de 100 milhões de pessoas, quase todas nos EUA.
Logo depois, com 2%, está a rede social brasileira Via6. O Facebook, o fenômeno da vez nos Estados Unidos, cujo valor de mercado ( 10 bilhões de dólares), trouxe de volta o fantasma de uma nova bolha, tem menos de 1%.
Algumas dessas novas operações, que vão desembarcar no Brasil, terão fôlego e competência para tirar o mercado do Orkut?
Em um recente post, Robert Scoble, um dos blogueiros mais influentes dos Estados Unidos, conta uma história digna de nota.
Em uma conversa com funcionários do Google, ele tentou adivinhar qual o serviço da empresa tinha mais page views.

- Busca? Arriscou Scoble.
- Não.
- Blogger? Não
- Google Maps? Não
- Picassa? Não.
Para os brasileiros, é fácil saber que é o Orkut.

Da mesma forma que MySpace e Facebook precisam desafiar o Orkut no Brasil, o Google precisa se tornar um ator de peso no mercado norte-americano.
Serão tempos interessantes para se assistir. E qual sua opinião: alguma rede social vai bater o Orkut no Brasil?

2 comentários:

Lucas disse...

Tudo é possível num mundo em constante mutação e com o surgimento de "febres". É difícil prever o futuro, se o Orkut será superado no Brasil, mas se alguma empresa conseguir oferecer uma ferramenta melhor, mais funcional, mais prática e sem custos... tudo é possível.
Lucas

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Bem bacana seu post, Dudu. Em especial porque ele estabelece diálogos com a blogosfera, por meio de hiperlink ou mesmo referência. Siga postando. Grande abraço.