Um estudo espanhol realizado pelo Intituto de Estudios Superiores de la Empresa (IESE) aborda a relação do ambiente de blogosfera com empresas. Em "Los blogs corporativos: una opción, no una obligación", os autores contextualizam o que é e como se dá atualmente o uso da ferramenta blog. Mas o ponto principal do estudo está nas conclusões retiradas da análise de 100 blogs corporativos- 25 espanhóis, 25 europeus e 50 norte-americanos . Ou seja, "blog publicado por ou com apoio de uma empresa para alcançar seus objetivos" (Wacka,2006). O estudo indica 5 tipos principais de blogs corporativos:
* Blogs de marca: introduz,reforça ou muda uma marca;
* Blogs de produto ou serviço: prioriza a interatividade (feedback) para avaliação de viabilidade de um produto ou serviço;
* Blogs de trabalhadores: diertores ou empregados que sustentam um blog pessoal ligado à empresa;
* Blogs de eventos: para lançar, acompanhar e divulgar eventos;
* Blogs de setor: patrocínio de blogs do setor da empresa, focando o nicho e não a organização em si.
"Los blogs corporativos: una opción, no una obligación" levanta questões como produtividade, controle de conteúdo, questões legais e transparência ligadas aos blogs e que podemos relacionar com blogs jornalísticos. Além de benefícios como baixo custo, visibilidade, networking e por aí vai. Nos anexos, podemos verificar a análise de blogs de empresas como Alfa Romeo, Dell, Sony, Vichy...
Achei bastante interessante o estudo como suporte pro pessoal que trabalha em assessorias de imprensa que pode contar com mais uma opção de mídia e um campo a ser explorado por nós, jornalistas.
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
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Um comentário:
Muito legal seu post, Nicole. E importante: com base nele, tem-se acesso a uma importante referência de pesquisa no que toca ao uso da blogosfera. Continue, menina.
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