segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Espelho virtual

Um programa desenvolvido por pesquisadores chilenos é capaz de reconhecer emoções e estado de ânimo através do computador. A partir do processamento de imagens captadas por uma webcam, o usuário pode ter noção da pessoa fotografada quanto a ternura, tristeza, alegria, surpresa, medo, repulsa e neutralidade. Além disso, pode-se perceber se a pessoa está resignada, ressentida, tranqüila ou ambiciosa.

O programa base-ase em uma base de dados de milhões de fotos, das mais diversas etnias, culturas e gêneros. A previsão de acerto está em 71%, segundo Edmundo Leiva, um dos engenheiros do projeto. O programa pode ser utilizado para verificar reações em salas de bate-papo, jogos e sistemas de mensagens instantâneas.

Se o programa se desenvolver em larga escala e for aperfeiçoado, poderemos utilizá-lo em sites de jornalismo para conhecer o efeito de reportagens sobre o público. Tá aí a tecnologia aliada ao jornalismo mais uma vez!

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/070928/saude/tec_chile_tecnologia

2 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Taí outra engenhoca interessante, em especial quando o assunto é entrevista: sabemos que a presencialidade é fundamental quando o assunto é "sacar" reações (rubores, gaguejos, tiques nervosos etc.) de fontes. São estas reações, da ordem da linguagem não-verbal, que muitas vezes nos levam na direção da verdadeira matéria.

Isma disse...

Eu acredito que isso ai vai ser mais utilizado pra detectar mentira. Vai ser top vendas para casais que desconfiam do seu parceiro(a) hehehe
Mas ta valendo.
E tenho dito!