segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Crianças latino-americanas preferem internet a TV



Setenta por cento das crianças da América Latina navegam sem filtros de conteúdo pela internet, que ganhou a preferência dos adolescentes no lugar da televisão, segundo estudo divulgado no último dia 31 e publicado no jornal O Povo. A pesquisa feita pela Universidade de Navarra e pela Telefónica é parte de um projeto que estuda os hábitos e tendências no uso de computadores dos jovens de seis a 18 anos em seu tempo livre.
Os primeiros resultados do estudo, feito em mais de 20 mil menores, revelaram que sete em cada 10 crianças com idade entre 10 e 14 anos navegam sozinhos na rede e que apenas um em cada 10 conta com a ajuda de um filtro de conteúdo.
Mais da metade dos estudantes pesquisados assegurou que preferiria passar suas horas de lazer na internet contra quase 30% que disseram optar pela televisão, o que mostra uma mudança nas tendências durante a última década.
O estudo também destacou que os videogames "geram vício, isolamento e violência entre o público infantil, mas os estudantes valorizam as possibilidades de socialização" que oferecem.

Amigos virtuais

Outra pesquisa divulgada semana passada, pelo canal infantil pago Nickelodeon, mostra que a maioria das crianças brasileiras acessa a internet três vezes por semana ou mais. Cada uma delas possui em média 12 amigos virtuais. O levantamento foi realizado em 10 capitais do país, com 600 crianças de oito a 14 anos. Só participou quem tem acesso a pelo menos duas entre as seguintes tecnologias: câmera digital, videogame, internet, MP3 player, celular ou site de relacionamento.
No universo pesquisado, as crianças brasileiras são as que mais acessam a internet: 86% contra 70% da média em outros 11 países. Também são as que mais usam celular (81%, sendo que 41% têm seu próprio aparelho) e está atrás só da China no ranking das que mais visitam sites de relacionamentos (67%).

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