A internet está atraindo os meios de comunicação convencionais para o universo World Wide Web (www). A esse fenômeno é dado o nome de convergência de mídias. Um estudo, publicado por Ana Paula Machado Velho, se propõe a analisar especificamente o potencial da migração da televisão na internet, que se convencionou chamar de Webtv.
Por enquanto, esta nova mídia vem tratando a informação jornalística nos mesmos padrões de linguagem e formatos da TV convencional. Segundo o artigo, é necessário que os pesquisadores em Comunicação procurem entender as novas perspectivas de veicular matérias jornalísticas num meio tão rico de códigos e de possibilidades de iteratividade.
Além de diversos sites que simplesmente retransmitem as notícias produzidas e veiculadas na TV, consta que já existem tevês existem exclusivamente na Internet, como é o caso da TVUERJ (http://www.painelbrasil.tv/uerj/), uma televisão laboratório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que veicula telejornais como os convencionais (inclusive com transmissão ao vivo). O estudo também exemplifica o trabalho realizado pelo portal Terra (http://www.terra.com.br), que possui boa parte das informações disponíveis em multimídia (texto, áudio e audiovisual).
O futuro da webtv divide opiniões. Há quem diga que não terá êxito pelo fato dos espectadores não se acostumarem à tela pequena do monitor de computador. Em contraponto, não faltam defensores da idéia de que esse novo meio dará liberdade ao espectador. Ele poderia fazer a sua própria programação, deixar arquivos guardados e assistir quando precisar, quando sentir vontade, o que é atrativo o suficiente para “chamar” o internauta.
A internet apresenta-se, também, como uma alternativa de democratização, na recepção e também na produção de programas. É relativamente fácil produzir um programa de vídeo. Basta uma ilha de edição não-linear: um computador, com placa de captura e softwares apropriados. A captação pode ser feita com câmera digital ou analógica.
Alguns pesquisadores acreditam que a Webtv só tem chance de sobreviver se ocupar uma lacuna dentro do mercado de informação e entretenimento que não exista em outros meio, com conteúdo que não possa ser encontrado na tv comum.
Confira o conteúdo interessante da matéria completa no site Webjornalismo
http://www.webjornalismo.com/sections.php?op=viewarticle&artid=94
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