segunda-feira, 19 de novembro de 2007

União entre TV e WEB

No blog do Tiago Dória podemos saber um pouco mais sobre web e TV. Ele acompanhou o New Tee Vee Live, evento que se propôs a apresentar as últimas tendências em vídeo online e a discutir a união entre TV e web, realizado em São Francisco, nos EUA, na semana passada. Segue material retirado do blog.


"Pelo que deu para acompanhar via streaming e chat daqui, do Brasil, minhas expectativas estavam certas. O NewTeeVee Live se mostrou como o melhor evento sobre web do ano. Foram discutidas questões sobre a convergência entre TV e web. Alguns pontos importantes: Sobre vídeos em alta definição - High Definition: Apesar das iniciativas da AT&T, do Vimeo e da rede de videocasts Revision3, que está montando um estúdio em High Definition, a indústria ainda não vê importância em fornecer vídeos em alta definição. Não que o assunto não esteja sendo estudado [o YouTube tem previsão de ter High Definition], mas ainda não é o momento.
CBS, YouTube e Level 3 Comunications.
Para eles, a prioridade é conteúdo. Tornar esse conteúdo em vídeo cada vez mais onipresente e acessível [parte jurídica e tecnológica], para depois investir em um "empacotamento" melhor [high definition]. Monetização de vídeos online e videocasts: Para variar, o assunto de como ganhar dinheiro com videocasts entrou em pauta. Aliás, monetização é atualmente assunto em qualquer conferência sobre blogs, o que já se tornou cansativo, pois, no final, ninguém chega a lugar nenhum. Idem quando o assunto é vídeos online. O modelo é o mesmo da TV. Venda de espaço publicitário. A Blip.TV tem o projeto de reunir debaixo de seu chapéu os melhores videocasts e videoblogs da rede, para depois vender em um pacote único publicidade para todos eles. Outros seguem o caminho do WallStrip [videocast sobre economia]. São adquiridos por grandes players [no caso, a CBS], que passam a pagar todas as suas operações. Percebi dois caminhos mais promissores nos formatos de publicidade para videocasts e vídeos online. Já que comerciais de 30 segundos antes de um vídeo não funcionam mais: * Product placement [modelo antigo também] - a inserção de um produto no meio de um programa. Por exemplo, aquele laptop em cima da mesa da apresentadora é patrocinado pela Dell. * Pre-rolls - aquelas espécies de popups transparentes, que aparecem na parte debaixo do player no início de cada vídeo [imagem acima]. Problemas de métricas: Um dos problemas atuais é o das métricas, que ainda não são capazes de trazer resultados confiáveis. Cada um apresenta uma métrica ao mercado. Jayant Kadambi, da agência de publicidade em vídeos online YuMe, deu a entender que não adianta falarmos de monetização de vídeos online, enquanto não oferecermos métricas claras ao mercado. Em relação à cultura da métrica por cliques, cada vez mais questionada por anunciantes, Quincy Smith, da CBS, lembrou um detalhe importante. Quando uma pessoa clica em um vídeo, não quer dizer que ela vai assisti-lo até o final. Fragmentação: No ano passado, 9 em cada 10 vídeos mais populares do Digg eram do YouTube. Hoje esse cenário se inverteu. Apenas um é do YouTube. A fragmentação dos sites de vídeos está à caminho. Produção versus distribuição de conteúdo: Algumas startups e empresas de mídia já perceberam que a distribuição de conteúdo está nas mãos dos usuários. E estão se focando no que elas fazem melhor - produzir conteúdo. A CBS e a rede de videocasts Revision3 já seguem esse caminho e estão "terceirizando" a distribuição de seus conteúdos, fechando parcerias com agregadores de vídeos e blogs. Convergência entre TV e web: Quincy Smith, diretor da CBS Interactive, é o profissional que está na linha de frente da convergência entre TV e web em uma das maiores redes de TV dos EUA. Segundo ele, os profissionais da velha mídia estão se esforçando mais para aprender com a nova mídia do que a nova mídia com a velha [opa, assino embaixo!]. Segundo pesquisas da CBS, os usuários entram na rede mais para assistir a resumos e a melhores trechos de séries online do que para ver episódios inteiros [talvez por que baixem os episódios completos via BitTorrent?]. Dessa forma, a internet não canibaliza a TV. Pelo contrário, trabalha em conjunto. Segundo Smith, dentro do posicionamento de ir onde o usuário está, os embed videos têm papel-chave atualmente para as empresas de mídias. E o p2p é a solução atual mais econômica para distribuir programas completos na rede".

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