quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Cuidado com as fontes!

Independente do tipo de suporte usado para disseminação do nosso conteúdo jornalístico, o jornalismo sempre precisou, necessita e sempre dependerá das informações, que serão repassadas por uma fonte. Então, como fazer para não ficar dependente de algumas fontes. Quem repassa as informações, geralmente, tem interesse na divulgação do determinado assunto, de algum modo preferencial. Como fazer jornalismo o mais “imparcial” possível, tendo fontes como aliados, porém sem depender destas?
Outra questão é a importância da variedade de fontes. Aliás, uma das tendências possíveis e promissoras do jornalismo é justamente baseada nas fontes anônimas, como usa, por exemplo, a revista Piauí, em muitas das suas reportagens. Ouvindo pessoas desconhecidas, iguais a muita gente, porém contando uma história diferente de cada uma destas vidas.
O povo está cansado de ouvir sempre as mesmas coisas, ditas pelas mesmas pessoas, das mesmas classes, principalmente dos políticos. Não podemos depender somente das fontes oficiais, mas independente de serem fontes oficiais ou anônimas, é preciso sempre DESCONFIAR DA FONTE.
Um texto muito interessante, publicado no site Observatório da Imprensa, por Pedro Santos, em 30 de outubro, entitulado “Contra o "fontismo": alternativas para a apuração jornalística”, fala justamente sobre a questão das fontes, às quais muitos jornalistas se submetem como reféns.
Ao final do texto, Pedro dá algumas dicas:
Outros jeitos de fazer matéria
"Vocês devem desconfiar de tudo, inclusive de sua fonte", ensina Krieger. "Ter espírito crítico, conversar com muita gente para saber o que se passa. Quando se tem muitas fontes, menos você depende delas."
Ele fala do recente caso envolvendo a votação da cassação do mandato do senador Renan Calheiros. "Eu e o senador conversamos um tempão, tomando cafezinho, quando ele me contou que o Mercadante ia votar pela absolvição. Dias depois, o senador me liga e pergunta por que não publiquei essa informação. Simples: porque era uma informação errada. Eu falei com Mercadante e percebi que Renan mentira para mim." E isso acontece com freqüência, segundo ele. Políticos tentam usar a imprensa para gerar polêmica e ver se há repercussão. "Faz parte do jogo", diz Krieger.”


Vale a pena ler o artigo completo:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=457JDB003

Nenhum comentário: