sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Google é líder no mercado de buscas

Em matéria da Folha Online de 22/11/07, a empresa que mantém o maior site de busca na internet, o Google Search, domina o mercado de buscas nos EUA.


A participação do Google no mercado de buscas de internet nos Estados Unidos subiu novamente em outubro e chegou a 58,5%, segundo dados da consultoria comScore. Com a alta, de 1,5 ponto percentual em relação em setembro, a empresa mantém a tendência de concentração do setor, o que faz com que alguns analistas já falem em "monopólio".

Em outubro, todos os outros quatro maiores sites de busca (Yahoo!, Microsoft Live Search, Ask e a rede Time Warner, incluindo a AOL) tiveram queda ou se mantiveram estáveis na participação de mercado em relação ao anterior.

Isso ocorreu apesar de todos terem registado aumentos de pelo menos 5% no número de acessos. Os internautas nos Estados Unidos fizeram 10,5 bilhões de buscas em outubro, um aumento de 12% em relação ao mês anterior. Destas, 6,1 bilhões foram feitas nos sites do Google, uma alta de 15%.

Ou seja, apesar de conseguirem aumentar sua audiência, esses sites não estão conseguindo crescer no mesmo passo que o Google.

O Yahoo, por exemplo, viu sua fatia do bolo diminuir de 23,7% para 22,9%, enquanto o mecanismo da Microsoft caiu de 10,3% para 9,7%. O Asknetwork ficou estável em 4,7% e a Time Warner obteve 4,2%, ante 4,3% em setembro.


Até os 100%

Na terça-feira, a corretora Credit Suisse afirmou que a empresa de Mountain View está no caminho de monopolizar o mercado de buscas.

"Nós acreditamos que esse é um mercado naturalmente monopolista e esperamos que ao longo do tempo o Google vai continuar ganhando espaço até efetivamente atingir os 100%", disse o analista da empresa, Heath Terry, em comunicado.

Nenhum comentário: