sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Livro discute transformações no Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul está convidando para conferir uma nova publicação gaúcha na área do Jornalismo.
Encabeçado pelos jornalistas e professores Ângela Felippi, Fabiana Piccinin e Demétrio Soster, a obra 'MetamorfosesJornalísticas - formas, processos e sistemas' pretende refletir sobre as profundas mudanças pelas quais vem passando o Jornalismo no Brasil e no mundo. A obra será lançada na 53ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 10 denovembro, às 16h30min, no Pavilhão do Autógrafos.
Segundo o Sindicato, a publicação representa um esforço de sistematizar as principais transformações no campo do Jornalismo, como a crescente presença do leitor na construção da notícia, a influência da tecnologia nos processos de produção, a relação da temporalidade na produção da notícia, o fenômeno da midiatização e as interações entre a mídia, o Jornalismo e seus públicos. Conforme os autores, nas duas últimas décadas os movimentos da economia, da sociedade, da cultura e da política têm interferido fundamentalmente para mutações tanto nos processos de produção da informação como da informação jornalística gerada pela mídia.
A preocupação em refletir sobre essas mudanças é que levou o grupo a produzir o livro. São seis capítulos escritos pelos professores da Unisc, além de João Carlos Correia, da Universidade de Beira Interior, de Portugal, Carlos EduardoFranciscato, da Federal de Sergipe, e José Afonso da Silva Junior, da Federal de Pernambuco.

Nenhum comentário: