terça-feira, 27 de novembro de 2007

Jornalismo de fonte aberta na TV e o uso do celular

Um celular na mão, uma notícia na TV Jornal


Qualquer notícia de interesse da sociedade será registrada pelo celular e enviada para a TV Jornal


Flagrantes, notícias de última hora e denúncias vão estar ao alcance das mãos, a partir desta segunda (26), na TV Jornal. O Notícia celular, novo projeto do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação em parceira com a Claro e a Nokia, vai trazer ao público os fatos mais importantes da cidade através das lentes de um celular. “Essa é uma revolução incrível no jeito de fazer telejornalismo”, garante a diretora de jornalismo da TV Jornal, Beatriz Ivo.
Na última sexta-feira, a TV recebeu celulares modelo Nokia N95, com câmeras integradas de 5 megapixels. Com eles, a equipe de jornalismo dará início a essa inovação. “Além da informação instantânea, o Notícia celular abre espaço para a participação das pessoas. O que queremos é democratizar o acesso ao produto final que vai ao ar. Em pouco tempo, a integração vai passar para o restante do SJCC e chegará às mãos do público”, explicou Beatriz.
Qualquer notícia de interesse da sociedade será registrada pelo celular e enviada para a TV Jornal através da tecnologia desenvolvida pela Claro, a rede 3G (celulares de terceira geração com transmissão de dados em banda larga).
O envio de informações em tempo real chegou ao SJCC em 2005, durante a cobertura de Carnaval. “Com aparelhos celulares com tecnologia GPRS, fizemos transmissão online de fotografias para o JC Imagem. Com isso, abastecemos a nossa redação e veículos de todo país”, relembra o diretor administrativo e financeiro do SJCC, Gustavo Theodózio. Em 2006, na cobertura das eleições presidenciais e para governos estaduais, a tecnologia foi usada para transmissão de textos.

Nenhum comentário: