terça-feira, 27 de novembro de 2007

Qual o formato de notícia que você prefere?

A pesquisadora Luciana Mielniczuk nos propõe três formatos de notícia para a Web, indiferente da editoria ou área de cobertura jornalística. Segundo ela, os sites apresentam o espaço para as Últimas Notícias (atualização constante), a Cobertura Cotidiana (ou notícias do dia-a-dia) e a Cobertura Especial (reportagem mais elaborada). Conheça um pouco de cada um deles e escolha qual você preferê.

1. O primeiro grupo contém a explicação no próprio nome: Últimas Notícias. São as informações "minuto-a-minuto" que ocorrem no país ou no mundo, capturadas pelos jornalistas através de agências de notícias, emissoras de rádio e/ou outras fontes. É uma notícia curta, de poucas linhas, geralmente com apenas texto. Há, inclusive, sites especializados, como o Último Segundo.
Comentário:
Há casos, como a Zero Hora, que algumas notícias recém ocorridas na capital ou região metropolitana recebam uma foto no espaço Plantão. O site Terra possui uma área de Últimas Notícias na capa, na parte superior. O UOL, por exemplo, não apresenta um espaço específico, porém atualiza constantemente suas manchetes.
Os sites possuem, também, a ferramenta RSS, que permite a programas agregadores (como o Feedreader) receber estas informações curtas de forma instantânea, sem estar com o site aberto no navegador.


2. A Cobertura Cotidiana é o espaço para as notícias rotineiras, os fatos diários, cujas manchetes podem aparecer em destaque (dependendo da importância) ou então podem ser localizadas dentro da editoria específica. Os sites possuem, em sua maioria, uma barra à esquerda com várias editorias e outros serviços. Há o uso de fotos, textos mais longos, links para outras notícias (forma o hipertexto) e em alguns casos apresenta imagens em movimento (vídeo).
Comentário:
A memória para esse tipo de notícia é curta, pois dificilmente um site mantém as informações de vários dias salvas com destaque. Pode-se chegar às notícias anteriores através de um filtro de busca por assunto, área, afinidade ou palavra-chave. Por isso, requer paciência do usuário para achar o que deseja num emaranhado de links.

3. A Cobertura Especial caracteriza-se por uma reportagem mais elaborada, colocada num formato de web. Estas informações figuram em locais especiais, permanecem mais tempo (atualização mais lenta) e há memória que armazena essas notícias. Exige paciência ao leitor, pois necessita procurar com mais atenção e tempo o que se procura.
Comentário:
O UOL apresenta vários especiais na parte inferior da primeira tela, o que necessita ao internauta rolar a barra até chegar lá. A parte de memória fica mais difícil de encontrar, pois necessita acesso à Folha Online.
No site Terra, há uma área destina às reportagens Especiais ainda na página inicial do site, porém também é preciso descer com a barra de rolagem e encontrar os assuntos. A memória não foi localizada. Creio que é preciso ir adentrando nos assuntos para chegar às informações mais antigas ou importantes.
Também é possível usar a ferramenta de busca, mas é necessário paciência para encontrar o que se quer.

Nenhum comentário: