quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Jornalismo através de imagens em movimento

O jornalismo na internet através de imagens em movimento é uma linguagem informacional poderosa que transcende os limites do seu meio original. Mas há questões técnicas a serem levadas em conta, como a qualidade e o tamanho da imagem, a limitação do meio e, principalmente, o conteúdo apresentado até agora. TV na internet ainda é uma promessa.
Ao produzir uma matéria com vídeo e áudio para a web, o jornalista precisa sempre apurar o fato com cuidado e aprender a contar uma boa história. Em termos técnicos, o site e a imagem em movimento não podem ser pesados, para garantir o seu funcionamento (rodar sem falhas). Além disso, o ideal é que o apresentador e os repórteres tomem cuidado para não se movimentarem muito durante a gravação de webjornais, pois isso pode prejudicar a qualidade do vídeo. Ainda, o enquadramento bem próximo à pessoa que irá falar é necessário para que na página da web, onde o vídeo é exposto em dimensões reduzidas, o apresentador ou os repórteres sejam identificados facilmente. A internet ainda é muito lenta e volátil (disseminação da banda larga deve ser uma das alternativas para esse problema), sendo que o conteúdo deve ser o mais objetivo possível (cerca de dois minutos no caso de um webjornal), para não afastar o internauta. Afinal, ele tem um dedo no gatilho ou no mouse e milhões de opções à sua frente. Possui um "controle remoto" muito mais poderoso. Mas está se investindo essencialmente numa proposta diferenciada e num futuro tecnológico que está cada vez mais próximo com o crescimento da banda larga.
Várias tecnologias estão sendo utilizadas na transmissão, mas destacamos as técnicas de compressão e transmissão de imagens do Media Player, MPEG e o Real Video. Existem outras. O importante é que muitas dessas tecnologias são disponíveis na própria rede. As empresas precisam de conteúdos e público. Elas ainda estão apostando numa acessibilidade mais fácil dessas tecnologias.

Fonte: Observatório de Imprensa

Nenhum comentário: