sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A 4ª geração do jornalismo


A atividade jornalísticaa para Ciro Marcondes Filho no livro a saga dos Cães Perdidos já está na Quarta Fase, não considerando a Pré-História, que era dominado por notícias espetaculares, o singularmente novo, como o caso de desastres, mortes, seres deformados, entre outros.

A 1ª fase do Jornalismo ocorreu por volta de 1789 a 1830 com características político-literária.

O Segundo Jornalismo, ocorreu entre 1830 e, aproximadamente, 1900, já mencionando critérios como atualidade, neutralidade e a imprensa de massa. Neste período é introduzida a rotativa e composição por linotipos.

O Terceiro Jornalismo, entre 1900 e 1960, é caracterizado pela imprensa monopolista e influência da indústria publicitária.

Atualmente, a atividade se encontra no Quarto Jornalismo feito com informações eletrônicas e interativas, impactus visuais, velocidade e transparência, provocando crise ma imprensa escrita, pois há um migração para a TV e a Internet. No Brasil esta modalidade começou a ser desenvolvida a partir dos anos 80. O computador passou a fazer parte da vida dos jornalistas, assim como de outras pessoas, ocorrendo a virtualização do trabalho, ou seja, o que se escreve não pode mais ser pego. A entrada do computador ns redações inicialmente substituiu as lauda, mas posteriormente deu a possibilidade de projetar o trabalho e o processo que envolvia 10 pessoas agora pode ser feito apenas por uma.

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto está repleto de erros gramaticais. Seria bom dar uma revisada antes de postar.