terça-feira, 27 de novembro de 2007

Como escrever para internet

A conceituada professora Concha Edo, da Universidade de Madrid, afirma que escrever para internet exige dos jornalistas duas atitudes fundamentais: uma capacidade muito grande de síntese e um domínio competente da língua. Para atingir isso com eficiência é preciso ter um conhecimento muito maior do conteúdo da matéria.
A autora salienta três tipos básicos de textos em um site de notícias:
- textos puros
- textos acompanhados de fotos
- textos acompanhados de fotos e gráficos
Concha Edo também dá dicas para a composição dos títulos das matérias na web. Sugere informação concentrada, de maneira explícita sem deixar dúvidas de interpretação e de forma objetiva. Recomenda o tempo ativo simples, compondo as frases com sujeito + verbo + complemento. Inova ao tirar a importância dos verbos nos tempos presentes. Na opinião da autora, isso não se faz necessário porque a temporalidade das notícias em um site é diferenciada, já que pode ser atualizada a qualquer momento. Neste caso, não há problema em dizer que o evento aconteceu.
Destaca ainda a importância da narrativa fraccionada, já que na primeira tela, junto com a manchete, aparece uma síntese da notícia. Depois, nas telas seguintes é momento de aprofundar o assunto por meio de entradas diferentes. Concha Edo considera a o hipertexto uma das características mais marcantes desta forma de fazer notícia.
Já Canavilhas, ao falar da pirâmide deitada como formato ideal da notícia, também destaca as etapas do aprofundamento da informação. João Canavilhas fala de quatro níveis de leitura: a base (principal, lead), a seguir vem a explicação (por que e como), seguindo com a contextualização (adicionando mais informações com outros recursos como vídeos e som) e a exploração (linkando para informações produzidas anteriormente e partes externas do site, buscando complementar a informação apresentada até então).

Um comentário:

Anônimo disse...

fontes