quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet

Livro novo importante para a disciplina na praça, moçada, desta vez por meio do Laboratório de Jornalismo na Internet, que reúne Exercícios e Estudos Dirigidos produzidos pelos Professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, entre 2005 e 2007, na Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Transcrevo o post veiculado no GJOl: "A publicação é a primeira desse tipo no Brasil e destina-se a uso em sala de aula, em cursos de graduação, atualização ou aperfeiçoamento em Jornalismo e áreas afins. Os exercícios têm caráter básico e introdutório e estão divididos em três tipos. Os exercícios incluídos na Parte I têm objetivos claramente instrumentais: gerar ou aperfeiçoar habilidades no uso de ferramentas e utilitários, geralmente on-line, que são essenciais para tarefas jornalísticas em geral e para a realização de exercícios mais avançados de observação, crítica e reflexão (Partes II e III).
A Parte II é constituída por exercícios que exploram as características básicas do Jornalismo na Internet: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Atualização Contínua, Memória.Os exercícios na Parte III foram elaborados em torno de diversas práticas e recursos jornalísticos existentes na web.Os autores esclarecem que os exercícios e estudos dirigidos no Manual têm o objetivo de funcionar como exemplos de atividades.
A intenção é que eles sirvam de “sementes” e inspiração para a criação de outros, seja pelo desdobramento de temáticas ali tratadas, seja pela exploração de outras áreas do Jornalismo na Internet não contempladas nos exercícios da coletânea". O prefácio é de Elias Machado.

2 comentários:

Lucas disse...

Demétrio !!
Esse tipo de livro estava faltando mesmo. Algo prático, com exemplos e possibilidades de exercício. Já estou me coçando para adquirir meu exemplar.
Onde é possível comprar? Procurei na Livraria Cultura e não encontrei...

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Lucas, como ele será lançado no encontro da SBPJor semana que vem, em Sergipe, onde estarei, posso adquirir um exemplar para você, sem problemas.